Netflix ou um bom livro de Cabeceira?


Está tudo a pensar o mesmo não é? No final de um dia de trabalho quem é que ainda tem cabeça para pegar num livro e ler? Eu tinha. Tinha mesmo. Quase como um ritual eu lia no mínimo 6 páginas todas as noites (salvo raras exceções em que chegasse a más horas de algum evento com amigos já tarde para ler ou até para ver tv) e muitas vezes seguia por aí fora sem noção do tempo e sem conseguir parar. E agora? Efetivamente tenho um ritual diferente e um encontro diário com o sofá e Netflix. Não sei se fique triste ou envergonhada mas a verdade é que não leio um livro, daqueles de lazer, de histórias interessantes ou simplesmente que nos levam para uma realidade diferente (e que nos dão mais um quanto léxico diferente só por existirem) desde o final das férias de Verão. Tive efetivamente praticamente 100 anos para ler o Cem Anos de Solidão. E não, não foi porque o livro era uma seca, grande, descritivo ou o que fosse. Eu adorei cada passagem do mesmo e das vezes que lhe peguei lia até me dar o sono, ou sendo na praia até o calor não me permitir mais e ter de fazer um intervalo para um curto banho refrescante.
A verdade é que me viciei na Netflix e descurei da leitura e não tenho tido muita pena disso. Não tenho sequer pensado muito sobre isso. Leio artigos de quando em vez (a maioria são partilhas dos colegas e mais de índole profissional) e leio algumas crónicas que lá está, são partilhadas nas redes sociais. Mas ler sem ser algo providenciado pelas redes sociais? Epa, não. SHAME ON ME!!!! 


Tenho-me sentado ao sofá, normalmente (diria que 99% das vezes) com o meu J. e pronto, é deixar rolar episódio atrás de episódio. Se me sabe pela vida? Sabe. Agora no inverno então, bem quentinha enrolada numa manta após o jantar e a cozinha arrumada, começo logo a pensar nas próximas cenas. Já entrei pela Casa de Papel adentro, cerca de 1 mês e meio para ver as temporadas todas do Breaking Bad, seguiu-se a Elite, Designated Survivor, Unabomber,  Stranger Things, algumas "shitty things" pelo meio, e nos últimos tempos foi o Ozarks (que brutalidade de série!!!) e finalmente Mecanismo nos dias que correm. Variadíssimos elencos, alguns argumentos de pura ficção, outros mais baseados em factos verídicos (que eu adoro!) mas o facto é que desde Julho tem sido assim uma corrida quase como a dos Óscares, mas a tudo o que nos aparece à frente vindo da Netflix. 

Queria muito voltar a ler mais. Efetivamente dedicar-me a isso quase que como uma resolução de ano novo ou como uma promessa, mas também queria muito que fosse uma coisa mais natural. 
Se calhar terei de me dedicar mais à coisa e deixar fluir, tal como foi com a Netflix. 
Vou começar pelo livro que tenho à cabeceira desde Julho (SHAME ON ME TWICE!!!!). 


E vocês? Que andam a ler? Mandem vir de lá as vossas sugestões!





Comentários

Mensagens populares